Artigos Publicados





 O tempo - espaço na linguagem cinematográfica




O artigo trata do tema tempo-espaço como enunciado e enunciação dentro da produção cinematográfica. Aborda, embasado em pesquisa bibliográfica e atividades práticas, os aspectos técnicos usados para simular a passagem linear e não-linear do tempo no filme, e os aspectos narrativos, ou seja, o tempo dentro da história contada, como conteúdo e ação. Além disso, faz paralelo entre o cinema e a era pós-moderna, causando reflexão acerca da influência da evolução, tanto social e cultural quanto tecnológica, na estética e na linguagem cinematográficas. Explora, ainda, uma linha temporal, que vai desde o clássico ao contemporâneo da sétima arte, para listar as inovações acrescidas desde a criação do cinema até os dias atuais e busca exemplificar a presença do tema tempo-espaço por meio de análises filmográficas e pelo relatório do produto audiovisual Longa Vida, curta metragem produzido simultaneamente a este trabalho e que figura como resultado prático da pesquisa.

Leia na íntegra


Jornalismo colaborativo como ferramenta de marketing de relacionamento e fortalecimento da marca DOL (Diário On-



Neste artigo analiso de que forma, além de consumidor de notícias, o internauta do Portal Diário Online passa a ser colaborador na construção e sugestão de matérias jornalísticas através da página do Facebook da empresa. 

Destacamos também como a interação, marcada pela forte presença e participação dos usuários da internet é utilizada como ferramenta de marketing de relacionamento e de gestão de marca, a favor da empresa.


Leia o artigo na íntegra 


Comentários